segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Adoração a Deus como um estilo de Vida

Olá irmãos, como estão? A elaboração desta mensagem envolveu muito estudo, dedicação, oração e acima de tudo adoração! Será muito edificante para as vossas vidas! Como sempre digo: orem, leiam, intrepretem, analisem, e, se realmente for de acordo com a Palavra de Deus, pratique! Que o Senhor abençoe a todos!
PS: O livro "Uma Vida Com Propósitos" do Rick Warren, contribuiu bastante para este estudo!
Mas leiam tudo mesmo e, depois, comentem!


Planejado para agradar a Deus

“Tu criaste todas as coisas, e é para o teu agrado que elas existem e foram criadas.” Apocalipse 4:11; NLTH

Você foi planejado para agradar a Deus
Eis que a vida tem um sentido, todos nós fomos criados, e com um propósito de vida, não viemos do acaso, existe alguém superior, o qual nos deu a oportunidade de existir, nos deu fôlego de vida, se não o fosse, não existiríamos! E temos a oportunidade, que foi dada por Ele, de obtermos algo nunca visto, ouvido ou pensado! Não somos nada, o SENHOR, é que é tudo, pois Ele é que nos gerou, e se temos alguma habilidade, esta foi feita por Deus para o louvor de sua glória, não por nosso mérito! Portanto, por intermédio Dele e para Ele foram feitas todas as coisas! A vida, tal como conhecemos, é uma atribuição temporária, e devemos aproveitá-la no propósito pelo qual ela existe, adorar a Deus! Ele não precisava criar você, mas escolheu criá-lo para a satisfação Dele, ou seja, dar satisfação a Deus, vivendo para seu prazer, é o primeiro propósito de sua vida.

Dar prazer a Deus é o que se chama adorar
Qualquer atitude sua que venha agradar a Deus é um ato de adoração. Nós nascemos com o impulso de adorar, e quando não atingimos o objetivo da criação, encontramos um substituto, nem que seja nós mesmos, o nosso ego! A razão pela qual Deus nos fez com esse desejo é que Ele anseia por adoradores (Jo 4:23). Agora não se pode limitar a adoração, pois ela vai muito alem de cânticos, orações, pregações ou outros elementos litúrgicos, Adorar é um estilo de vida!

Adorar é muito mais do que música.
Adoração não é apenas um sinônimo de música, muito menos um estilo da mesma. Ela não é um tipo musical, e além do mais, adoração é anterior a música, Adão adorou no jardim do Éden antes da primeira menção de música em Gn 4:21. Todos os momentos do culto são um ato de adoração, até mesmo cumprimentar os irmãos! Um estilo musical, diz mais sobre você – sua formação e personalidade – do que sobre Deus. Pois o que caracteriza a música é a letra e não o som pelo qual é produzida a canção.

Adoração não é para nosso benefício
Quando adoramos, o nosso objetivo não é agradar a nós mesmos, mas a Deus. Mas erroneamente vemos comentários sobre a “adoração”, tanto dizendo que foi bom, edificante para a vida da pessoa... quanto reclamações, dizendo que na ocasião não houve muita edificação na adoração! Porém a adoração é para Deus, e não pra você! Ela não foi feita para a sua satisfação. E também não podemos oferecer a Deus, rituais artificiais, louvores fingidos ou palavras vazias, sem que seu significado seja levado em conta. O coração de Deus não é tocado pela tradição na adoração, mas pela paixão e pelo empenho.
“Esse povo que se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam é feita só de regras ensinadas por homens”.

ADORAÇÃO NÃO É PARTE DE SUA VIDA; ELA É SUA VIDA.

“Bendirei ao SENHOR em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios.” (Sl 34:01) “Buscai SENHOR e o seu poder; buscai perpetuamente a sua presença”(Sl 105:04)
Cada atividade pode ser transformada em ato de adoração, quando você faz para louvar, glorificar ou adorar a Deus. “Assim quer vocês comam, bebam, ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para glória de Deus.” “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor e não para homens. (Cl 3:23 NVI)”. Você deve primar pela excelência e fazer todas as coisas como para Deus e com o pensamento firmado nele, semelhante a um apaixonado, fim de que suas obras sejam reconhecidas e Deus seja glorificado através delas! Pegue sua vida diária comum – seu dormir, comer, trabalhar e passear – e ponha diante do SENHOR como oferta. O trabalho se torna adoração quando você o dedica a Deus e o realiza consciente de sua presença.

A ESSÊNCIA DA ADORAÇÃO

“... Entreguem-se totalmente a Deus, para que Ele use vocês a fim de fazerem o que é direito.” Romanos 6:13; NTLH

A essência da adoração é a rendição
Render-se a Deus é a essência da adoração; é uma resposta natural ao maravilhoso amor e à misericórdia de Deus. Nós nos entregamos a Ele não por medo ou por obrigação, mas por amor, porque Ele nos amou primeiro (1 Jo 4:9,10 e 19). “Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a Ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus.” (Rm 12:01 NTLH). A adoração consiste em oferecer-se a Deus, onde há, voluntariamente, uma entrega total. E este ato de rendição pessoal é manifestado quando fazemos de Jesus o Senhor de nossas vidas, onde nos submetemos ao Espírito Santo, morremos para o nosso ego e carregamos a cruz. Existem três barreiras que impedem a nossa total rendição a Deus: medo, orgulho e falta de compreensão.

O verdadeiro amor lança fora todo medo – a confiança é um ingrediente essencial para que você se rende. E quanto mais você der conta do quanto Deus o ama, mais fácil você irá se render. “Prefiro morrer que viver sem você”!

Orgulho – admita as suas limitações, pois o orgulho é uma barreira para nossas limitações. Não queremos admitir que somos apenas criaturas e que não estamos no controle de coisa nenhuma. Esta é a mais antiga das tentações, basta lembrar de Adão e Eva querendo o conhecimento do bem e do mal e também de Satanás tentando ser como Deus! É quando tentamos ser Deus que nos parecemos com Satanás! Devemos reconhecer a soberania de Deus e tê-lo como Senhor de nossas decisões. Além do mais é impossível ter uma decisão mais bem aventurada que a decisão que é escolhida por Deus!

Compreensão – render-se não significa um ato de fraqueza ou falta de personalidade, pelo contrário, aprimora nosso pensamento, pois quanto mais deixamos que Deus assuma o controle sobre nós, mais autênticos nos tornamos, uma vez que foi Ele que nos fez, assim assumimos nossa real personalidade! Ninguém conhece melhor a peça que o fabricante, Ele é a garantia de que estamos funcionando corretamente, mesmo quando não entendemos. Se Deus nos fez, é porque temos importância, e para o que Ele especificamente nos escolheu (se permanecermos Nele) ninguém fará melhor, pois nascemos para isto! Jesus foi o mais importante caso de auto-rendição, quando se submeteu a vontade do pai, e por mais que fosse dolorosa, ele aceitou a cruz! (Mc 14:36). Render-se é uma intensa guerra contra nossa natureza egoísta.

A BENÇÃO DA RENDIÇÃO – Quando você se rende a Cristo, Ele cresce em você e combate as obras da carne, as quais o fazem cair, ou seja, pela rendição vem a vitória. A grandeza do poder de um homem está na medida de sua entrega nas mãos de Deus. Nada é mais poderoso que uma vida entregue nas mãos de Deus.

A MELHOR FORMA DE VIVER – Todo mundo, com o tempo, se rende a algo ou a alguém. Se não for a Deus, você se renderá às opiniões dos outros, ao dinheiro, ao rancor, ao medo ou ao orgulho próprio, luxúria ou ego. Você foi feito para adorar a Deus e, se fracassar em adorá-lo, criará outras coisas (ídolos) para as quais entregará a sua vida. Você é livre para escolher a quem se entregará, mas não é livre das conseqüências dessa escolha. Se você não se rende a Cristo, se rende ao caos! Render-se a Deus não é a melhor maneira de viver, é a única maneira de viver; nada mais funciona. Muitas vezes, nossos maiores obstáculos, somos nós mesmos, e não os outros, e você pode não cumprir os propósitos de Deus enquanto estiver enfocando planos pessoais.

“Eu estou pronto para tudo e a altura de qualquer desafio através dele, que infunde uma força interior em mim; ou seja, sou independente na dependência de Cristo.”

A ADORAÇÃO QUE AGRADA A DEUS

“Ame o SENHOR, o seu Deus, de todo seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças” Mc 12:30 NVI

Deus quer você por inteiro
Deus não quer apenas parte de sua vida mas a quer por inteiro, Ele pede todo o coração, alma, espírito e mente. Que o adore racionalmente com todas as suas forças e com todo o seu entendimento. Ele não está interessado em obediência parcial, sobras de tempo ou dinheiro, mas uma devoção total. E não há um melhor momento, lugar ou forma para adorá-lo: Onde você adora não é tão importante quanto o porquê de adorá-lo e o quanto de si mesmo você oferece a Deus quando o adora!

Existe a forma certa e a forma errada de adorar, a Bíblia diz que devemos adora de forma que o agrade (Hb12:28).
Quatro características do tipo de adoração que agrada a Deus:

Deus se agrada quando nossa adoração é precisa – Não se deve imaginar uma imagem de Deus e simplesmente adorar, isso pode tornar-se idolatria. A adoração deve ser baseada nas Escrituras, e não em nossas opiniões a respeito Dele. Ou seja, adorá-lo como verdadeiramente é revelado na Bíblia.

Deus se agrada quando nossa adoração é autêntica – quando o Jesus disse “Ame o SENHOR, o seu Deus, de todo seu coração, de toda a sua alma”, ele queria dizer que a adoração deve ser genuína e sincera. Não basta apenas dizer as palavras corretas, você deve querer dizer o que diz, estas palavras devem proceder de seu coração. O louvor sem sentimentos não é um absoluto louvor! Não vale nada e é um insulto a Deus!

Quando o adoramos, Deus vai muito além do que dizemos, ele vê a postura de seu coração. E se o Senhor nos deu emoções, estas foram feitas para adorar ao SENHOR, mas elas devem ser genuínas, pois Deus odeia hipocrisia - ele não quer exibicionismo, fingimento ou falsidade na adoração. Você até pode adorar de um modo imperfeito, mas não sem sinceridade. A adoração agradável a Deus é profundamente emocional e profundamente doutrinária; usamos tanto o coração quanto a cabeça. Não há apenas um modo de adorar a Deus, uma coisa é certa: você não glorifica a Deus tentando ser alguém que ele nunca quis que você fosse! Daí a multiforme graça de Deus, muitas formas de louvor são mencionadas na Bíblia, entre elas, confessar, cantar, prostrar-se em honra, dançar, fazer ruídos de alegria, testificar, tocar instrumentos musicais e erguer as mãos. O melhor estilo de adoração é aquele que mais genuinamente representa o seu amor por Deus, baseado na formação e na personalidade que Ele lhe deu!

DEUS SE AGRADA QUANDO NOSSA ADORAÇÃO É ATENTA – A ordem “amem a Deus de toda a sua mente” é utilizada quatro vezes no NT. Deus não se agrada do cântico descuidado, ou seja, quantas vezes dizemos palavras sem ao menos refletir sobre o seu significado, por mais bonitas que sejam, Deus não se agrada do cântico descuidado, não quer que nossas palavras sejam ditas mecanicamente, que venhamos com frases feitas ou “chavões”. Pois se a adoração for mecânica, não significará nada. Você deve envolver sua mente. Jesus chamou a orações desatentas de “vãs repetições”. Quando se deixa de refletir sobre o que é falado ao Senhor, até mesmo passagens bíblicas se tornam banalizadas pelo seu uso exagerado, pois não se pensa mais sobre o seu significado.

Outra questão importante a esse respeito é que o culto deve ser feito com ordem e decência, Deus insiste que nossas reuniões devem ser compreensíveis aos crentes e aos não crentes. Você pode até estar dando graças muito bem, mas o outro não será edificado. Ou seja, Deus quer que nossas reuniões sejam feitas de forma cuidadosa, pois ser sensível aos não crentes que visitam o culto é uma ordem bíblica. Adoração também pode ser um testemunho!

DEUS SE AGRADA QUANDO NOSSA ADORAÇÃO É PRÁTICA – a Bíblia nos diz para nos apresentarmos como “sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês”. Nossa adoração nos custa algo, e Deus se agrada de sacrifícios de adoração diferentes: ação de graças, louvor, humildade, arrependimento, oferta de dinheiro, oração, serviço aos outros e ajuda aos necessitados. Davi dizia que não ofereceria sacrifícios ao Senhor que não lhe custaram nada. Portanto a adoração envolve custos, e muitas vezes, este custo é o egocentrismo. Você não pode louvar a Deus e a você ao mesmo tempo. Você não adora para ser visto pelos outros ou para agradar a si mesmo, mas retira a atenção de si mesmo.

Adoração passiva é um paradoxo, adoração é um sacrifício voluntário. Nem sempre você estará com disposição, mas mesmo assim você adorará sacrificando suas vontades e ministrando ao SENHOR, isso agrada a Deus! Pois a Palavra nos diz para amamos com todas a nossas forças, e para tal exige-se esforço e energia.
Adoração vai muito, mas muito além de músicas, adoração é um estilo de vida! O qual é demonstrado através de nossas ações!

God Bless us!

Shallom

Nenhum comentário: