quinta-feira, 19 de julho de 2012

O cântico de Jonas

A palavra do Senhor veio a Jonas, filho de Amitai com esta ordem:
"Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença".
Mas Jonas fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava àquele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do Senhor. (Jonas 1:1-3, NVI)
O Profeta Jonas, enviado para Nínive (Oriente, atual norte do Iraque) desobedeceu a Deus e embarcou em um navio rumo a Társis (Ocidente, região da península Ibérica). Társis era considerado por muitos como o fim do mundo, visto que era o até onde se podia navegar pelo Mediterrâneo - próximo ao estreito de Gibraltar-, logo o extremo oposto.
Note no mapa do mundo bíblico, que Nínive, capital da Assíria, estava na região da Mesopotâmia, enquanto Társis, supõe-se que era ao sul da Espanha, próximo ao  norte da África. Vejam o Mapa que fiz especialmente pra vocês:
wellingtondf.blogspot.com
Para Ampliar basta clicar na imagem
Toda tripulação da embarcação em que estava o profeta Jonas passou a ser atribulada, Deus enviou um vento seguido de uma tempestade tão forte que o barco estava ponto de quebrar-se (1:4). E todos estavam sofrendo uma tribulação decorrente da desobediência de Jonas. Porém o profeta reconheceu o seu erro, assumiu a culpa e foi lançado ao mar, e a tempestade cessou.

O profeta foi engolido por um grande animal marinho e lá se arrependeu, e na sua angústia clamou ao Senhor, Ele ouviu a sua voz, atendeu ao seu gemido e o colocou em terra firme. E Jonas foi em direção ao propósito de Deus, Nínive.

Primeira lição que aprendo nesta passagem é não devemos obedecer à nossa maneira, segundo os impulsos do nosso coração, mas de acordo com a vontade do Senhor, que muitas vezes não compreendemos o porquê
Nínive era conhecida pelas atrocidades que cometia aos vencidos de guerra, era comum o esfoliamento e a morte por empalamento, isto é, um povo cruel. É possível que este seja um dos motivos que Jonas não quis ir para Nínive, o temor por sua vida, ou então até mesmo por achá-los indignos da misericórdia divina e realmente não desejar que estes se arrependam. Porém o Senhor tinha um propósito para aquele lugar, e Ele quis usar o profeta Jonas para tal.

Em segundo lugar, a desobediência de Jonas acarretou em tribulações.
É interessante, que no caso de Jonas, não só a vida dele, mas também os demais que estavam no barco foram atribulados pela desobediência consciente do profeta. Porém quando a tripulação tomou consciência da situação, embora tenham relutado em livrar-se de Jonas no princípio, chegaram a conclusão que se livrariam dele e lançaram o "culpado" no mar. O mar se aquietou e todos louvaram a Deus. A tripulação temeu, adorou eles fizeram votos com Deus. 

Por fim, analisando esta passagem, entendemos que mesmo fugindo da presença de Deus, Ele sempre estará  presente, Ele não é limitado ao tempo e o espaço. E ainda que estejamos em desobediência, ainda há uma esperança, voltar-se para cumprir a vontade de Deus. Pois quando decidimos por servir a Deus, ainda que estejamos diante de situações complexas, ou até mesmo diante do impossível, Ele age em favor daqueles que o servem. Porém, quando desobedecemos passamos por lutas, caminhos e situações que não passaríamos se tivéssemos obedecido. Porém ainda há tempo de voltar para aquilo que realmente é o propósito de Deus, este tempo é o agora, pois não sabemos o que sucederá amanhã.

Na sua angústia no coração do mar, dentro do ventre do "peixe", Jonas clamou ao Senhor e Ele atendeu ao seu clamor, da morte o livrou e ainda o usou poderosamente. 
Você pode estar passando por situações dolorosas decorrentes da desobediência a Deus, estar angustiado e sentindo-se num beco sem saída, mas sabe, clame a Deus. Esteja disposto a obedecer a vontade dEle. Pois o melhor lugar para se estar, é onde o Criador quer que estejamos, afinal, Ele nos projetou. E o Senhor assim como livrou o profeta daquele mar agitado, Ele pode livrar a sua vida daquilo que te prende ao pecado, e dar uma solução para o que você tem passado.
O cântico de Jonas após o livramento do Senhor:
Na minha angústia clamei ao senhor, e ele me respondeu; do ventre do Seol gritei, e tu ouviste a minha voz.
Pois me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas passaram por cima de mim.
E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos; como tornarei a olhar para o teu santo templo?
As águas me cercaram até a alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça.
Eu desci até os fundamentos dos montes; a terra encerrou-me para sempre com os seus ferrolhos; mas tu, Senhor meu Deus, fizeste subir da cova a minha vida.
Quando dentro de mim desfalecia a minha alma, eu me lembrei do Senhor; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo.
Os que se apegam aos vãos ídolos afastam de si a misericórdia.
Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz de ação de graças; o que votei pagarei. Ao Senhor pertence a salvação. (Jonas 2:2-9, JFA)
Fica uma linda canção baseada no cântico de Jonas  para meditar sobre o tema, medite em cada verso:
Livre sou
Leonardo Gonçalves

Na minha angústia clamei ao Senhor
E Ele ouviu a minha voz, e Ele ouviu a minha voz
Perdido me encontrou, da morte me livrou
Quebrou as barreiras, quebrou as barreiras
Sempre estive preso ao meu prazer e minha dor
Mas hoje eu conheço liberdade no Senhor

Livre sou, livre sou
Só me resta abrir os braços
E desfrutar da esperança que ele deixou

Livre sou, livre sou
Tua palavra é meu escudo e nela permanecerei

Quero te louvar, Senhor
Te adorar aonde for
Quero sempre proclamar o teu poder, louvar
Minha vida entrego a ti
Quero apenas te servir
Pois Tu me libertaste

Quero te louvar, Senhor
Te adorar aonde for (livre sou)
Quero sempre proclamar o teu poder, louvar
Minha vida entrego a ti
Quero apenas te servir

Quero ser livre dos meus preconceitos, livre dos meus erros
Quero ser livre das lembranças que me prendem ao passado
Livre de todo sentimento de culpa, da minha natureza pecaminosa
Do egoísmo que me prende a mim mesmo
Quero ser livre para receber o poder do Espírito em minha vida

Livre sou, livre sou
Só me resta abrir os braços
E desfrutar da esperança que ele deixou
Livre sou, livre sou
Tua palavra é meu escudo e nela permanecerei
(luz para o meu caminho)
Tua palavra é meu escudo e nela permanecerei
(lâmpada para meus pés)
Tua palavra é meu escudo e nela permanecerei

Tua palavra é meu escudo e eu sou livre de mim mesmo
Tua palavra é meu escudo e hoje sou livre

Um comentário:

Nayara Ribeiro disse...

Parabéns Well! Que o Senhor continue te usando poderosamente, para que o Reino Dele seja expandido através da sua vida!!
Gostei muito do texto.