sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Obras da Carne e o Fruto do Espírito


As Obras da Carne e o Fruto do Espírito
Este é um assunto que -embora pareça simples- é uma realidade em nossas vidas, e pode contribuir muito para nosso amadurecimento, espero que leiam, estudem e analisem esta.
Para analisarmos com mais precisão e, para maior entendimento de todos, utilizaremos duas versões bíblicas distintas: NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje) e ARA (Almeida Revista e Atualizada), ambas publicadas pela SBB e fiéis aos manuscritos originais.

Devemos ler, analisar, ensinar e praticar a Palavra, a fim de ensiná-la como realmente foi escrita e para quem foi designada, pois se assim fizermos (ouvir e praticar), seremos semelhantes ao servo vigilante, que edificou a sua casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída. (Lc 6:47, ARA).

A Palavra é o alicerce de nossa Fé. Deve-se ter muito cuidado e zelo para ensiná-La, uma vez que qualquer um que desobedecer ao menor mandamento e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado o menor no Reino do Céu. Por outro lado, quem obedecer à Lei e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado grande no Reino do Céu. Pois eu afirmo a vocês que só entrarão no Reino do Céu se forem mais fiéis em fazer a vontade de Deus do que os mestres da Lei e os fariseus.” (Mt 5:19-20, NTLH)

Texto Base Gálatas 4, 5 e 6
“Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres. Por isso, continuem firmes como pessoas livres e não se tornem escravos novamente”(Gl 5:1, NTLH).

O pecado faz quem o pratica escravo dele, entretanto, Cristo nos livrou do julgo pesado da Lei Mosaica, pois ninguém consegue viver sem pecar em momento algum, portanto ninguém pode ser salvo meritoriamente, mas sim pela graça de Deus (Ef 2:8-9); a única pessoa que conseguiu cumprir toda Lei (vivendo sem pecado) foi Jesus Cristo e, Ele é quem faz o elo de ligação entre Deus e os homens, através dele obtemos perdão dos pecados, libertação e, por conseguinte, a Salvação. Portanto agora que somos homens livres, não podemos retroceder para os rudimentos deste mundo e tornarmos novamente escravos dos “poderes espirituais que dominam o mundo”(Gl 4:3b, NTLH).

“Porém vocês, irmãos, foram chamados para serem livres. Mas não deixem que essa liberdade se torne uma desculpa para permitir que a natureza humana domine vocês.” (Gl 5:13, NTLH). “Quero dizer a vocês o seguinte: deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana. Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem. 18 Porém, se é o Espírito de Deus que guia vocês, então vocês não estão debaixo da lei” ( Gl 5:16-18, NTLH).

A natureza do homem, por si própria, é pecaminosa, uma vez que ela é corruptível e, se agirmos conforme a natureza humana, satisfazendo aos desejos e anseios carnais, sendo dominados por ela, estaremos indo contra o propósito de Deus para nossas vidas, pois Deus é Espírito, e a carne milita contra o Espírito (Gl 5:17). A carne é insaciável, sempre ela vai querer mais, nada irá satisfazê-la por completo; ela também é pecaminosa, portanto quanto mais a pessoa satisfazer aos seus desejos naturais, mais irá pecar e, um pecado é como um ímã, ele atrai outro pecado. E se assim procederem, satisfazendo aos desejos carnais, estarão se distanciando de Deus. Mas o Espírito vivifica, preenche-nos, sacia-nos e, coloca-nos no real propósito de nossas vidas, no centro da vontade de Deus.

“As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus.” (Gl 5:19-21,NTLH).

Por mais séria que seja a pessoa, mais íntegra e de boa fama, ela não vai deixar de ser humana e ter todas as limitações inerentes a sua natureza carnal. Haverá momentos em que os impulsos, instintos ou hormônios falarão mais alto, e será assim caso a pessoa procure saciar a carne e não ao Espírito. Não há casos impossíveis de serem evitados, não há tentação que não pode ser suportada; é bom frisarmos que quem tenta não é Deus. “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar”. (1Co 10:13, ARA). Portanto quando a vontade da carne se exacerbar e tiver difícil de resistir a tentação, exerça sua posição de filho de Deus, homem livre, lavado e remido pelo sangue de Jesus e, ore, clame para que o Espírito seja fortalecido, que venha sobrepor-se à carne. Assim sendo, seu espírito se renovará e se fortalecerá.

Vejamos o que outra tradução nos diz a respeito das obras da carne: “Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam”. (Gl 5:19-21, ARA).

Em ambas versões percebe-se que há termos sinônimos -há um paralelismo semântico- e, “os que tais coisas praticam” -as obras da carne- não herdarão o reino de Deus; vale ressaltar que os verbos em ambos os casos estão no presente – “praticam” (ARA) e “fazem” (NTLH) – indicando que é quem está praticando e não quem já praticou, pois através de Jesus os pecados passados são perdoados.
*Em diversos manuscritos aparecem entre as obras da carne, adultério (encabeçando a lista) e homicídios (onde se encontra “bebedices”). (Ver também Mc 7:21-22)

Prostituição = 1-infidelidade ao cônjuge, comércio sexual com o corpo; 2-prostituição cultual, deixar de adorar a Deus adorando falsos deuses em prol de algum suposto benefício.
Impureza = imundície, sujeira (o pecado nos deixa impuro).
Lascívia= conduta vergonhosa, como sensualidade, imoralidade, libertinagem, luxúria.
Idolatria = prostrar-se diante, curvar-se, venerar, beijar, cultuar ídolos (de madeira, gesso, algum metal, pessoas ou seres); dar a honra que era devida a Deus a outrem.
Feitiçaria = forma de MAGIA em que se usam certos atos e palavras e a invocação de espíritos ou demônios a fim de prever o futuro, controlar pessoas ou acontecimentos; há estudiosos que dizem que o uso de drogas alucinógenas são uma forma de feitiçaria.
Porfia = Discussão; briga.
Ira = furor breve, excitado por mal ou injúria que se quer repelir; cólera, raiva contra alguém; desejo de vingança (do lat.: Ira).
Dissenções = Desavenças (do lat.: dissentione)
Facção = paixão partidária (do lat. factione)
Glutonaria= Excesso em comer ou beber; esganação.

O fato de você exercer um cargo e/ou ter alguma função na igreja (seja ela qual for), ter tido uma experiência no passado com Deus, não te exime de ser tentado, por isto mesmo você não pode diminuir sua vida de oração, devemos viver cada dia na presença de Deus, não deixando oportunidades, brechas ou legalidades ao inimigo. A boca fala do que está cheio o coração, a árvore é conhecida pelos frutos que produz; somos todos falhos, o erro é inerente ao ser humano, mas permanecer no erro já é iniqüidade. O pecado, as obras da carne, devem ser acidentes ou ocasionalidades e não algo constante que caracteriza a pessoa, pois todo o que é nascido de Deus não vive na prática do pecado, mas se pecarmos temos um Advogado que nos justifica junto ao Pai (1Jo 2:1). Entretanto, se algum fruto carnal é algo característico da pessoa, quando você lembra dela a primeira coisa que vem em mente é: esta pessoa é ‘assim e assada’. Esta deve, portanto, ser tratada. Por exemplo: a pessoa é iracunda (se ira com facilidade, muitas vezes está irada com tudo e todos, em todo tempo com mau humor), as pessoas têm até medo da reação ou resposta desta quando lhe dirigem a palavra. Será que não há algo de errado nela? Será que Cristo agiria da mesma forma? Esta pessoa está sendo realmente uma embaixadora de Cristo? O maior dom de todos é o amor, portando devemos tratar as pessoas com o amor de Cristo. E assim analisamos apenas uma das obras da carne, a aplicabilidade deste pensamento abrange todas as obras da carne. Pense nisto. “Que o homem examine a si mesmo”, não é assim que dizem as Escrituras?

Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a *delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei”. (Gl 5:22-23, NTLH)
Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, *longanimidade, *benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. (Gl 5:22-23, ARA)

Delicadeza
= não implica dizer que o homem será enfeminado, ‘delicado’, mas é ser delicado com os outros (o contrário de grosseiro), saber tratar as pessoas com dignidade, procurando preservar, ou mesmo conquistar a pessoa para Cristo, através dos gestos de amor demonstrados. Ou seja, tratar a outrem como você gostaria de ser tratado.
Longaminidade= Paciência, perseverança.
Mansidão= Modo de agir pacífico e bondoso; delicadeza (Sf 2:3; 1Co 4:21).
Benignidade= Bondade, misericórdia.
Domínio próprio= controle dos impulsos.

A manifestação do Fruto do Espírito é muito importante, pois quando são visíveis em nossas vidas estaremos exalando a essência de Cristo, seremos como o apóstolo Paulo diz: “que seremos Cartas Vivas do Evangelho” (2Co 3:1-3), ou seja, através de nossas atitudes as pessoas aprenderão o Evangelho! Antes de tomarmos qualquer decisão devemos pensar o que Jesus faria em meu lugar? Desta forma, seremos embaixadores de Cristo, os representantes Dele na terra, um referencial! Devemos portanto combater as obras da carne e vivificar o Espírito, pois se um destes crescer em nossas vidas o outro diminuirá, eles são inimigos entre si! “O que importa é a fé que age por meio do amor” (Gl 5:6b).

“As pessoas que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a natureza humana delas, junto com todas as paixões e desejos dessa natureza. Que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida! Nós não devemos ser orgulhosos, nem provocar ninguém, nem ter inveja uns dos outros... que o amor faça com que vocês sirvam uns aos outros. Pois a lei inteira se resume em um mandamento só: ‘Ame os outros como você ama a você mesmo’. Mas, se vocês agem como animais selvagens, ferindo e prejudicando uns aos outros, então cuidado para não acabarem se matando!” (Gl 5:24-26, 13-15. NTLH)

“1Meus irmãos, se alguém for apanhado em alguma falta, vocês que são espirituais devem ajudar essa pessoa a se corrigir. Mas façam isso com humildade e tenham cuidado para que vocês não sejam tentados também. 2Ajudem uns aos outros e assim vocês estarão obedecendo à lei de Cristo. 4Que cada pessoa examine o seu próprio modo de agir!7Não se enganem: ninguém zomba de Deus! O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá. 8Se plantar no terreno da sua natureza humana, desse terreno colherá a morte. Porém, se plantar no terreno do Espírito de Deus, desse terreno colherá a vida eterna. 9Não nos cansemos de fazer o bem. Pois, se não desanimarmos, chegará o tempo certo em que faremos a colheita. 10Portanto, sempre que pudermos, devemos fazer o bem a todos, especialmente aos que fazem parte da nossa família na fé”. (Gl 6:1-2,4,7-10, NTLH)
Que Deus abençoe a todos vocês!
By, Wellington Guimarães

Nenhum comentário: