terça-feira, 23 de novembro de 2010

Casar pra quê hein?


Embora esteja solteiro, tenho pensado sobre casamento... refletindo, questionando, procurando ver não o que os outros dizem mas o que o Senhor diz, e qual é o propósito deste, visto que muitos casamentos estão ruindo... Neste momento não tenho pesquisado sobre o tema fora da bíblia, mas algumas conclusões tenho tirado, pelo que tenho visto, ouvido e percebido.

Então, há muitos mitos e motivações erradas com relação ao casamento que levam as pessoas a se casarem, vou apenas listar três:

1º "Quero casar para ser feliz"
Tenho pena de você, primeiramente por estar sendo egoísta e esta é uma das grandes atitudes desagregadoras no relacionamento, visto que o casamento está baseado no amor e este não pode ser egoísta, amar é dar-se um ao outro.

2º" Vou casar para fazer meu cônjuge feliz"!
Olha, embora seja bem mais linda e altruísta que a primeira idéia. Você não nasceu para ser a madre Tereza de Calcutá no casamento, e, além do mais os conceitos de felicidade são muito relativos, e em diversos momentos não há o que você possa fazer para fazer o outro feliz! E quando há uma descriminalização de estímulos, ou seja, você faz muito e é pouco retribuído, você vai murchando e esfriando.

Vou casar para ter uma vida sexual ativa, sem pecado!
Se a sua motivação está apenas centrada nisso, é bom nem prosseguir. Sexo não segura casamento (embora há quem diga que a falta deste faz o relacionamento entrar em crise). Entretanto, uma vida conjugal não pode estar baseada numa cultura hedonista, e também há momentos difíceis de lidar, os quais fazem os relacionamentos se desestruturar.

Para compreendermos o porquê de nos casarmos precisamos entender qual é causa da criação do homem, assim descobriremos qual é propósito de Deus para o casamento e para a família!
Deus, o Criador, fez o homem (ser humano) para sua glória, homem e mulher, para completar com chave de ouro a criação, e ambos, tornando-se uma só carne com a consumação do casamento. Ou seja, o propósito do casamento é glorificar a Deus, o resto é acessório e vem de tabela! 

Quer concluir algo certo? Comece certo! Quer começar um relacionamento, tenha em mente então que o propósito do mesmo é glorificar a Deus, e, através de suas atitudes os outros também dêem glória ao Criador. Lembre-se, Ele criou e sabe o que faz, portanto vale a pena permanecer no propósito da criação, pois toda e qualquer mudança ou alteração do "propósito de fábrica" caracteriza-se em um desvio de função o qual acarretará em desgaste do relacionamento e na falência do relacionamento, frustração! E sem contar que quando um casal faz a vontade de Deus, a alegria é um fruto que vem do Senhor e esta estará sobre o casal! 

O que realmente consolida o casamento é o amor tanto ao conjuge quanto a Deus, e o amor é sofredor, paciente, benigno, não arde em ciúmes, não se ufana e nem se ensoberbece, não busca seus próprios interesses, e é perdoador. E para ambos relacionamentos (seja vida cristão ou conjugal) a fidelidade é exigida, e estes estão entrelaçados. Se não sou fiel ao meu cônjuge não estarei sendo fiel a Deus. 

Vale a pena confiar, vale a pena esperar, vale a pena agradar ao Senhor!
A Ele seja a honra, a glória, a força e o domínio, eternamente!

O sentido de nossas vidas, a razão de existirmos é glorificarmos a Deus e deleitarmos nEle!


"Deleite-se (tenha prazer) no SENHOR e Ele satisfará os desejos do vosso coração." (Sl 37.4)

5 comentários:

loucos ne web disse...

parabéns pelo post em poucas palavras vc disse tudo, eu nunca tinha pensado dessa forma sobre casamento, eu sempre pensei da segunda maneira que vc colocou ai, mas agora vi que estava errado, parabéns e que Deus te abençoe.
E uma outra coisa, eu tou pensando em criar um blog tmb, então gostaria de saber se eu poderia postar nele alguns dos seus posts.

Wellington Guimarães disse...

Olá meu irmão! Que bom que tem sido útil, então, vc tá livre para copiar/usar o que quiser, se eu partir do pressuposto que foi inspiração de Deus, não há direitos autorais, entretanto há algumas coisas bem intrínsecas a mim... Então post a vontade, mas caso deseje, cite a fonte, é assim que faço qdo cito alguém! Procure um post sobre sexualidade (primeiras postagens), lá foi um artigo de outra pessoa. Grande abraço,
Well

Lídia disse...

Realmente vc estava bem inspirado, e foi muito usado por DEUS com belas palavras,tudo o que disse é a mais pura verdade espero que continue influenciando pessoas com seu conhecimento. Está muito legal seu blog, bastante criativo. Que você possa ter grandes conquistas no seu ministério. bjs e parabéns.

Anônimo disse...

Que bom saber que alguem ainda pensa dessa maneira...
Hoje em dia casamento tem sido muito raro...e qdo se casam ,logo se divorciam....essa é nossa realidade,mas que podemos mudar isso não olhando ao nosso redor e sim seguindo as leis e diretrizes do nosso Criador..
Abraços....parabens pelo post.
Sol.

nazare viana souza disse...

Bom fico feliz em aprender mais um pouco sobre casamento,afinal estou esperando o meu há quase três anos e é chato quando alguém diz..vc ainda não tem namorado..???!!E muitas pessoas não entendem quando digo:Estou esperando em Deus..!Parabéns pela matéria.