quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Acho que isso é um desabafo...

Quando os dias forem bons, aproveite-os bem; mas, quando forem ruins, considere: Deus fez tanto um quanto o outro, para evitar que o homem descubra qualquer coisa sobre o seu futuro. (Eclesiastes 7.14, NVI)

Leia, e releia, palavra por palavra... que acho que o texto diz muito!

Estive pensando a respeito do que tem acontecido nesses dias, mas não me refiro ao que está acontecendo no mundo, mas ao que aconteceu e tem acontecido comigo, digamos que no universo das minhas particularidades...

Se me falassem o que iria acontecer comigo, se eu realmente soubesse do futuro, com certeza agiria de forma distinta, e não só teria ações e comportamentos diferentes, mas em muitos casos me frustraria bastante. E em alguns momentos descobri o que iria acontecer, de certa forma previ o futuro e no fim das contas antecipei e prolonguei o sofrimento!

Você quer um coração aberto, então abri-lo-ei...
Sabe, de Agosto de 2008 pra cá muitas coisas aconteceram comigo, creio que houve uma reviravolta tão grande que até agora estou procurando me achar de volta! Descobri muitas coisas, e hoje entendo o que a Bíblia diz em "não querer saber além do necessário", e é verdade, pois se não soubesse de muitas coisas que almejei ter respostas, teria mais noites de sono e tranquilidade! Posso dizer que passei por momentos 'senoidais' (lembra do gráfico da função seno?).
Nesse tempo tenho me redescobrido, inclusive revendo meus conceitos, inclusive os eclesiásticos. Conheci melhor o meu coração, e quando este quando está sendo nutrido, fecha-se os olhos para tudo que o contradiz!
Vi que situações diversas podem acontecer onde se menos imagina, que muitas coisas que não queria acreditar era verdade, ou então, simplesmente a ponta de um iceberg,e, também vi o peso das palavras, em especial o poder destruidor das meias verdades! Aprendi na prática que o coração do homem é enganoso, e também que seres humanos estão suscetíveis a muitas coisas que desagradam a Deus, e o fato de ter um dia alcançado algo diante do Pai (seja experiência, dádiva, presente, milagre) isto não implica dizer que você estará imune as intempéries e deleites da vida!
Aprendi a admirar as pessoas com uma admiração reservada, pois um dia, por mais especiais que são as pessoas, elas estão suscetíveis a errar, inclusive para conosco! E isto me levou a confiar mais em Deus, e a desconfiar inclusive de mim mesmo e de minhas motivações!

Para não ir muito adiante desta empiricidade cordiana, a minha conclusão é a seguinte:
Não pense que você é alguma coisa, Deus É, não somos bons o suficiente, nossos corações são exageradamente enganosos e corruptos (devemos desconfiar dele <3), as pessoas nos decepcionam (inclusive as que amamos), o dia mal existe, por incrível que pareça há pessoas que agem de forma estranha (inclusive na igreja) e tentam te deixar sem chão. Deus usa os líderes, mas também permite-nos ver os seus erros afim de não os idolatrarmos e usar também de misericórdia para com eles, em especial aqueles que falham com a gente! A vida não é justa (ver Ec 7.15), Deus é, mas a vida não! Mas apesar de tudo isso, Deus decidiu nos amar e conceder a sua graça para conosco, e em tudo Ele tem um plano - não quero dizer que tudo que acontece em nossas vidas é a vontade Dele, mas mesmo na desobediência Ele tem um plano de resgate e usa da minha experiência de libertação para abençoar e encorajar a outros! Por isto, creio que Deus não deseja que saibamos o futuro, para confiar NEle, e também porque entramos em situações que se soubéssemos de antemão nunca entraríamos nela, mas estas nos promovem, põe em prova o nosso caráter e lapida o nosso ser! A experiência vale muito... Enfim, situações difíceis nos aproximam de Deus, como diz o salmista "Foi-me bom ter passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos" (Sl 119.71).

Deus não precisa de nós, mas escolheu amar a seres desprezíveis, as nossas atitudes o agrada ou desagrada mais que nossas palavras, Ele sabe a nossa motivação, então devemos retribuir o amor DEle amando-O e tb àqueles que Ele mandou amar! Você ama? Então demonstre através de atos!(Mc7.6) Muitas vezes, apanhamos da vida (e o dedo de Deus está lá) pois o Pai açoita a todo filho que ama, e nestas vemos a correção de Deus! Aquele que Ama, também diz NÃO justamente por nos amar e quem verdadeiramente ama perdoa e o perdão é liquidar uma dívida existente!

Há 3 palavras que podem refletir a mensagem Evangelho: Amor, Perdão e Arrependimento. Sem elas não há vida cristã, elas estão entrelaçadas entre si!

Há pessoas que decidimos amar, e se um dia você ouviu-me dizer isto, saiba que é verdade, pois amo você!

Jesus é aquele que nos reconcilia com o Criador e dá sentido a nossa vida!

3 comentários:

Evelyn Cardoso disse...

Olá ...

O artigo que você escreveu é edificante.Me faz pensar mais e mais como eu sempre pensei:Uma criança sabe o que é melhor p ela nas limitações dela,mas o Pai sabe o que é realmente melhor p ela,afinal o pai é mais velho,mais experiente e é quem a leva para o médico quando fica doente pq sozinha uma criança não pode ir.O Senhor Jesus tem grandes coisas reservadas para os seus,somos pequenos e as vezes achamos que é tão grande o que esta em nossas vistas,mas ELE é maior,e os pensamentos dEle mais altos.(Isaías 55:9) O teu desabafo foi o meu p o Espírito Santo essa semana. Q Deus continue abençoando muitíssimo,você é e será smp vitorioso no Poderoso e Santo Deus, Paz !!

Evelyn

Unknown disse...

Gostei de todos os textos que li.
Que Deus continue a te abençoar, capacitar e estimular sua criatividade para que possas prosseguir escrevendo estes textos edificantes, profundos e verdadeiros.
Bjos


Nay

Gustavo Lisita disse...

Sou grato a DEUS por escolher pessoas que não tem medo de transmitir a verdade mais sincera que ELE tem para nos. Parabéns por ser este canal de benção na vida de seus leitores e por escrever estes textos inspirados naquilo que DEUS tem te ensina. Também gosto de escrever e entendo seu desabafo, por isto desejo que DEUS continue a te usar e alimentando cada dia esta chama que tem por conhecer mais do Autor da Vida. Fica na Paz!